História do PO.B.R.E.
Categorias : História
Acreditamos que a história da maioria dos grupos de tradução e romhacking tenha começado a partir de uma idéia ou acontecimento positivo. Algo como: “fiquei sabendo que era possível modificar ROMs para deixá-las em português, e isso me deixou maravilhado”. Ou ainda: “eu já mexia com romhacking há algum tempo e resolvi chamar alguns amigos para formar um grupo”. Bem, infelizmente, esse não foi o caso do PO.B.R.E.

O início de tudo envolve alguns acontecimentos desagradáveis. O primeiro de todos foi uma desavença ocorrida entre o “cacique” do grupo BR Games e os seus membros. Devido a algumas atitudes tomadas por esse, vários membros decepcionados pediram desligamento do grupo. Com certeza, isso foi um episódio triste e completamente inesperado na cena romhack brasileira. Porém, foi algo inevitável. Enquanto isso, outro grupo passava por problemas. Estamos falando da Central Made in Brasil, grupo esse que nasceu da fusão entre IPS Center e Made in Brasil. A Central MiB, como era mais conhecida, vinha passando por diversos problemas relacionados ao site, dentre outros. E, infelizmente, tais problemas enfraqueceram o grupo, o que deixou o mesmo em uma situação crítica. O membro Tiozinho da Telesena lutou bravamente para levantar o site e tentou a todo custo trazer de volta o ânimo aos demais membros. No entanto, parecia que uma nuvem negra havia se formado sobre a Central MiB. Alguns já falavam até no fim do grupo. Por outro lado, os ex-membros da BR Games já estavam se articulando para formar um novo grupo de tradução. Eles começaram a discutir idéias sobre a proposta do site, o nome que seria dado a este, dentre outras coisas. Foi aí que surgiu a grande idéia: “que tal nos unirmos ao pessoal da Central MiB? Além de formarmos o novo grupo, isso poderia dar um novo ânimo aos nossos amigos.” A idéia foi muito bem recebida por todos, e a proposta foi logo enviada aos membros da Central MiB. Estes também gostaram da idéia, e a união foi firmada. Pouco tempo depois, nós convidamos alguns romhackers freelancers e alguns que já participaram de grupos antigos e hoje extintos a retornarem à cena romhack como membros deste novo grupo, romhackers como Shin_Will (aka Sonic_Spin), da antiga English Two Portuguese; Laura Lanford, também do antigo grupo English Two Portuguese; Lhotian, do antigo grupo Romhack BR; TED (aka Over12), do antigo grupo Tradu-Games, Justin, que foi membro da BR Games em 2001, KnolanCross, que sempre atuou como freelancer, PirateAlx, do antigo grupo PirateAlx Traduções, dentre outros. Nascia, assim, o Portal Brasileiro de Romhacking e Emulação.

Apesar do início dramático, parece que o saldo de tudo isso está sendo bastante positivo. O novo grupo está se dando superbem e está cheio de gás. Agora só nos resta saber o que o futuro nos reserva. ^_^'